Inicial » Brasil/Mundo » Brasil ocupa 69º lugar em ranking mundial de corrupção

Brasil ocupa 69º lugar em ranking mundial de corrupção

Em uma escala de 0 a 100, em que zero significa muito corrupto e 100 livre de corrupção, o país alcançou nota 43

O Brasil ficou na 69ª colocação entre os 175 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção, divulgado nesta quarta-feira pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional. A lista é crescente e enumera os países menos corruptos aos mais corruptos. No ano passado, o Brasil ocupava a 72ª posição.

Em uma escala de 0 a 100, em que zero significa muito corrupto e 100 livre de corrupção, o país alcançou nota 43, um ponto a mais que em 2013. O Brasil está empatado com países como Bulgária, Grécia, Itália, Romênia e Senegal. Cuba, Costa Rica, Gana, e países da América do Sul, como Uruguai e Chile estão à frente na lista. Abaixo do Brasil vêm Peru, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Venezuela. Este último, ocupa o 161º lugar.

Mais uma vez, a Dinamarca lidera o ranking como o país com o menor índice de corrupção no setor público, com nota 92. Em segundo lugar, está a Nova Zelândia, com 91. Completando a lista dos cinco primeiros colocados, estão a Finlândia, em terceiro, a Suécia, em quarto e a Noruega e a Suíça, ambos em quinto lugar.

Em último lugar no ranking estão a Coreia do Norte e a Somália, ambos em 174º, com oito pontos.

Estado de Minas