Inicial » Gerais » Emprego com carteira assinada recua em Minas

Emprego com carteira assinada recua em Minas

Calor excessivo antecipou contratações e demissões nas lavouras de café em 2014

Calor excessivo antecipou contratações e demissões nas lavouras de café em 2014

Minas Gerais registrou, em agosto, o fechamento de 9.607 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged), divulgado nessa quinta-feira (11) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esse balanço é o resultado do número de dispensas menos o de contratações. No país, o resultado foi positivo, com a geração de 101,4 mil vagas. Serviços (71.292 vagas) e comércio ( 40.619 vagas) foram os destaques nacionalmente.

No Estado, o resultado foi impactado, principalmente, pelo desempenho da agricultura, com o fechamento de 15.983 postos de trabalho. O calor excessivo registrado no início do ano fez com que os grãos de café amadurecessem mais cedo, iniciando a colheita em abril, em vez de maio. Como consequência, a contratação de mão de obra começou um mês antes do previsto.

“A dispensa de pessoal, que normalmente é feita em setembro, também foi iniciada um mês antes, em agosto. Como a produção de café é pouco mecanizada em Minas, devido ao desnível do solo, o impacto é grande”, explica a coordenadora da assessoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg), Aline Veloso. Outro ponto citado pela coordenadora foi a ampliação da mecanização no segmento de cana-de-açúcar.

No sentido oposto, as contratações de 2.861 funcionários no comércio são explicadas pela economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos, como uma prévia do Natal.

“Os comerciantes começam a contratar em agosto, para que os vendedores se acostumem com o grande movimento do Dia das Crianças e estejam preparados para o Natal”, afirma. Ainda de acordo com Ana Paula, em Belo Horizonte, o ritmo de contratações em 2014 está menor do que no ano passado devido ao fraco ritmo econômico registrado no país.

Hoje em Dia